Avançar para o conteúdo principal

Hayedo de Otzarreta - País Basco

Este percurso desenvolve-se no Monte Gorbeia por entre as famosas florestas de faias únicas no mundo. É um trilho pequeno que dá para se ter uma ideia daquela floresta com a experiência de visitar uma queda de água que, neste altura, corria ligeira apenas.

O inicio do trilho faz-se no pequeno parque de estacionamento de Otzarreta, junto a um deposito de madeiras, em pleno parque natural e cujo acesso se faz por estrada de terra. 

Antes de entrar nas florestas de faias atravessamos um prado de um imenso verde onde pastam vacas e cavalos apenas presos aos guizos que usam no pescoço. A floresta de largas faias centenárias são de uma beleza extraordinária e imaginamos no outono o chão tapado de uma imensidão de folhas amarelas e castanhas.

O percurso é de muito fácil progressão pese embora a descida para a Cascata de Uguna que se torna perigosa e obriga a cuidados redobrados. Depois daqui o caminho segue por uma estrada larga que nos leva a Saldropo um amplo espaço verde onde existem largas sombras e mesas para os residentes levarem merendas e passarem o dia.

Á chegada ao destino fomos surpresos com a deslocação do gado entre prados pelo mesmo caminho que tomávamos o que nos deixou sobressaltados pela proximidade.
















Comentários

Mensagens populares deste blogue

Rota dos Tuneis - Camino de Hierro

A portuguesa “Rota dos Tuneis” passou definitivamente a “Camino de Hierro - Ruta de Túneles y puentes” porque está agora, irremediavelmente, concessionada à exploração e gestão espanhola. E ainda bem porque, nestas coisas e em tudo o que é património, os nossos vizinhos não brincam.  Estamos a falar dos 17 km da  desactivada Linha do Douro, construída em 1887, totalmente percorridos em território espanhol. Esta linha de caminho de ferro que iniciava em Ermesinde e terminava em Barca D’Alva seguia para o lado espanhol, sobre o Rio Águeda, até La Fregeneda para dar lugar à rede ferroviária que ligava esta pequena vila a Salamanca. Está desativada desde 1985. O risco do percurso foi substancialmente reduzido com o melhoramento das travessias das pontes e a colocação de protecção em madeira nalguns pontos críticos. Para além disso colocaram casas de banho no 11ºkm e alocaram ao trilho recursos humanos e materiais que nos dão uma sensação de segurança ao longo dos 17 km. ...

PR7 Trilho das Levadas em Castro Daire

Maio é o melhor mês para se caminhar. É nesta altura que as flores da giesta, da carqueja e da urgueira cobrem as montanhas mágicas enquanto nos vales a abundância das águas de Abril carregam nos verdes aquele ambiente feiticeiro que só nas serras do norte sentimos. Desta vez fomos até Castro Daire onde não deixámos que nada se intrometesse entre nós e a natureza. Ficámos na Quinta da Rabaçosa um espaço fantástico mesmo à beira do rio Paiva onde as tecnologias não entram e todo o espaço é tomado pela sua simplicidade. O PR7 passa mesmo por dentro da propriedade o que permitiu tomar caminho sem necessidade de conduzir. O trilho foi feito no sentido contrário aos ponteiros do relógio, acompanhando no inicio o rio Mau para de seguida subirmos ao ponto mais alto onde as vistas sobre os montes são soberbos passando por zonas que antigamente serviam de pastagem de gado e pela Mina de Porto Seixo onde não é aconselhável entrar. No caminho para a aldeia da Granja existem vários pontos de inter...

Mata do Gaio e Mata do Vimeiro de Alcobaça

Existe sempre a ideia que as coisas boas de se ver ou de viver encontram-se longe de onde nos encontramos o que nem sempre é verdade. No concelho de Alcobaça existem duas manchas de floresta que vale a pena percorrer seja em que altura do ano for pese embora, após a ocorrência de recorrentes chuvas, a coisa dificulte um pouco não só pela lama como também  pelos cursos de água que se concentram nas zonas baixas.  Há um percurso pedestre muito bem marcado ( PR5 ACB ) com 4,5 km que percorre a Mata do Vimeiro e que, só por si, já vale bem a pena.  O nosso ligou esta e  a Mata do Gaio num total de 11 km em percurso circular.  Partimos da localidade do Gaio, junto ao café Rodrigues. Talvez não seja o melhor inicio já que, dali, o principio e fim do trilho faz-se em terreno bastante inclinado, com alguma dificuldade e que não traz valor acrescentado ao que nos espera.  Numa outra vez deixaremos o carro no Parque de Merendas do Gaio evitando a subida aquela locali...