Avançar para o conteúdo principal

Trilho do Canhão do Vale do Poio (Serra do Sicó)

O Canhão do Vale do Poio é uma das maiores formações fluviocársicas do País e a expectativa que levávamos em nada supunha aquilo que nos esperava.

O trilho PR7 das Terras de Sicó está originalmente marcado com uma distância de 9 km e uma diferença de altimetria de 221m. Face à riqueza de trilhos na zona, existem alternativas para todos os esforços. Nós estendemos um pouco mais esta distância num traçado alternativo, com uma subida exigente, mas valeu bem a pena.

Partindo da aldeia de Poios fomos fazendo a subida até ao ponto mais alto do percurso (360m), o Miradouro da Nossa Senhora da Estrela. Este troço com cerca de 2Km é o "menos" interessante do percurso mas marcadamente em floresta autóctone portuguesa,  adaptada às condições do terreno e do clima da serra. Com orientação no sentido dos ponteiros do relógio saímos do alcatrão e fomos sempre subindo em trilhos estreitos de mato rasteiro e estradão.

O miradouro fica por cima do santuário cuja metade está cravada numa gruta, parte de uma grande pena, do maciço calcário que se estende para sul. Segundo a lenda, trata-se de um monumento construído por promessa de um pescador que, guiado por uma estrela, atracou naquele lugar em tempos ali navegável, há milhões de anos atrás. A Capela fica no alto da Serra dos Poios (Sicó) voltada para poente e mar. Dali avista-se a Lagoa da Senhora da Estrela que servia de ponto de lavagem e descanso aos peregrinos.

Daqui seguimos sempre a contornar o sopé da pena direito ao sul com a companhia, lá em baixo, da aldeia de Poios , até encontrarmos o caminho largo de terra batida que nos levaria à aldeia de Covão das Favas logo ali. Estranho nome de aldeia já que nem fica num covão nem vimos favas nesta altura de planteio.

A saída desta aldeia faz-se por estradão e terra batida direito à aldeia de Mocitas de Santo Amaro. São cerca 2 km em que a vegetação muda radicalmente para terrenos de cultivo e pasto, em pequenas parcelas delimitadas por muros de pedra solta que, muitas vezes, desafiam a gravidade de tão inclinados. Abundam oliveiras centenárias de troncos largos, difíceis de abraçar, cobertas de um musgo macio,  denso e húmido, que as pinta de um verde vivo até zonas impossíveis de chegar. Uma paisagem verdadeiramente deslumbrante.

Passada, de largo, a aldeia começamos a descer direito ao vale entrando pelo topo norte. Neste pequeno troço de terra batida com cerca de 2km, praticamente plano, a vegetação muda para zonas densas de pinheiro e percebemos perfeitamente que entrámos no vale pelas longas planícies que se abrem à nossa frente, em pousio nesta altura, de um verde vivo a agradecer as chuvas abundantes que caíram nas semanas anteriores.

Quando o vale aperta para dar entrada no canhão o caminho também estreita para single track e entramos num naqueles mundos fantásticos em que não é permitido entrar o sol por ser frequentado por feiticeiras. Verdadeiramente místico e sombrio este troço é de uma beleza indiscritível. A época permite a conservação de abundante humidade ao nível do solo  o que favorece o aparecimento de tufos enormes de musgo viçoso. No final desta viagem, e no ponto mais baixo do percurso, deparamo-nos com uma floresta de grandes fetos cuja cor castanha avisa o fim do seu tempo de vida. E ao fundo a garganta do Canhão do Vale de Poio.

A magnitude desta formação faz-nos encolher. As enormes vertentes verticais marcadas de água e vento ao longo de milénios recordam-nos da nossa efemeridade. A subida faz-se por single track aberto de pedra cujo traçado vai permitindo tomar consciência da profundidade do canhão. É uma zona de treino para escaladores. A lentidão e o deslumbramento tomam conta de nós. A zona é percorrida por diversas rotas, pequenas e grandes, que confluem para este estreito. É o espaço perfeito para treinarmos a capacidade de absorção de oxigénio.

Aos 11km aceitámos o desafio de subir a vertente escarpada norte. Fizemo-la por um track de trail. Mais de metade do total da altimetria (225m) foi feito em 700m de inclinação ingreme o que dá para ter uma ideia do que se exige. Mas valeu pena. Por esta razão aconselhamos a fazer este trilho no sentido dos ponteiros do relógio evitando descer este troço que se torna muito perigoso . Existe uma alternativa de regresso a Poios, seguindo em frente, para quem não o quiser fazer. Durante subida fizemos algumas paragens aproveitando para recuperar o folgo e também sentir a dimensão do que nos rodeava.  Cá em cima o cansaço tomava conta das pernas mas a confiança e autoestima era alta. A descida para Poios foi feita pelo lado poente da Serra, em single track com alguns troços de pedra, rodeada pela mesma vegetação rasteira que encontramos no inicio do percurso.

Mensagens populares deste blogue

Fuente Dé - Puertos de Ávila (PR-PNPE 24)

Para mim, ir a Fuente Dé, não tem a ver com a carga de adrenalina que se sente ao subir, de teleférico, 750 metros em 1,5 km, mas não deixa de me sentir apertado. Esta segunda vez foi diferente da primeira. Acredito que, se chegar a lá ir novamente, será, por sua vez, também diferente de todas as outras anteriores. Porque quem manda é o tempo. Desta, o manto de nevoeiro e de nuvens prolongava-se para lá do El Cable e fazia-se acompanhar de chuva, por vezes, grossa. O que impediu de apreciar cá de cima, do miradouro, a dimensão, tanto em profundidade como em extensão, daquele vale profundo de onde fomos puxados. Fica a foto tirada quando íamos a meio, antes de entrarmos nas nuvens. Ir a Funte Dé é encontrarmo-nos com os Puertos de Ávila onde deixamos sempre algum bocado de nós. A Ruta de Puertos de Ávila (PR-PNPE24) tem cerca de 14 km e liga El Cable a Fuente Dé, que divido em 3 fases. A primeira será a subida no teleférico até ao miradouro de El Cable. Como só íamos de ida, o preço foi

Passadiços do Orvalho

Visita efectuada em 15/08/2020 A aldeia do Orvalho situa-se em plena Beira Baixa, no concelho de Oleiros, cuja freguesia delimita geograficamente os concelhos de Castelo Branco, Fundão e Pampilhosa da Serra. A freguesia do Orvalho insere-se no Geopark Naturtejo da Meseta Meridional, património da UNESCO, território que combina a protecção e a promoção do património geológico com o desenvolvimento local sustentável. Em 2017 todo o Vale das Fragosas esteve cercada pelas chamas, vestígios que ainda hoje se notam mas que, felizmente, o verde já esconde. Os novos Passadiços do Orvalho fazem parte do Percurso Pedestre PR3 OLR – GeoRota do Orvalho e foram construídos como monumento dinamizador desta região mostrando todo o esplendor morfológico da Serra do Muradal permitindo que as pessoas consigam chegar a locais impossíveis de alcançar e extasiarem-se com as vistas magníficas. O percurso oficial é de mão única, com cerca de 9 km, mas há uma alternativa circular somando mais 2,5 km.